Quem Somos

O Grupo de Pesquisa Materialismo e Modernidade (GPMM) está ligado:

  • Ao Departamento de Ciências Sociais;
  • Ao Departamento de Relações Internacionais;
  • Ao Programa de Pós- graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI) da Universidade Federal da Paraíba –UFPB;
  • À Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

O GPMM possui três linhas

1. Estudos sobre o Pensamento Político de A. Gramsci
2. Grupo de estudos Crise e Crítica
3. Grupo de estudos Revoluções e contrarrevoluções

A primeira linha concentra-se no estudo dos principais conceitos de A. Gramsci com o objetivo de trazer a lume as contribuições teóricas do autor para a ciência política e para o estudo da realidade política brasileira. Coordenado pela Profa. Luciana Aliaga (Dep. Ciências Sociais / PPGCPRI – UFPB).

A segunda linha consiste no estudo da inerência e determinação recíproca (identidade) entre crítica e crise no mundo moderno. A partir disto, investigar como a Filosofia da História constituiu essa oposição. Coordenado pelo Prof. Hélio Ázara de Oliveira (UACS/ UFCG).

E, por fim, a terceira linha se concentra no estudo do desenvolvimento histórico, teórico e político dos processos de mudança revolucionária, bem como os fenômenos contrarrevolucionários, em especial na América Latina. As três linhas, partindo de uma análise materialista, convergem para o estudo dos processos modernos de estabilidade, crise e mudança social. Coordenado pelo Prof. Daniel Antiquera (Dep. Relações Internacionais/ UFPB).